mnmlist: CINCO PASSOS PARA MODERNIZAR UMA REDAÇÃO

Ryan Sholin, que publicou dois livros escritos no Google Docs, publicou cinco dicas para modernizar uma redação de um jeito fácil e – melhor – de graça. Faço aqui uma tradução livre:

1. Utilize o Google Docs (ou ferramentas similares) para dividir trabalho na redação. É um jeito muito mais fácil de compartilhar documentos entre as mesas e acessar de qualquer parte.

2. Faça uma conta de algun instant messenger para todo repórter e editor na redação e peça para deixarem ligado o tempo todo. Se eles estão na redação, é como deveriam estar compartilhando links e fontes, documentos e referências. Se estão na rua, com um laptop, é o jeito mais fácil de falar com eles. [Nota do T.: aqui no Brasil não é muito comum levar laptop pra rua… Mas a dica 5 resolve isso]

3. Faça um arquivo OPML dos blogs locais, fontes e pesquisas em jornais, inclusive pesquisas com o nome do próprio veículo. Se seus repórteres e editores ainda não estão usando Google Reader, Bloglines, ou outro leitor de RSS, importe o arquivo OPML para uma conta coletiva.

4. Abra uma conta coletiva do Flickr para toda a redação e faça com que todos saibam fazer upload de fotos. Mais do que colocar as fotos que irão para o jornal, isso é para colocar fotos das festas da redação, conferências e eventos. Torne a redação mais humana; faça com que os leitores sintam que podem pegar o telefone e ligar pra você.

5. Dê para cada repórter um telefone celular com câmera. OK, isso custa dinheiro, mas se você leva a sério o negócio e pretende continuar nele, precisa ser capaz de publicar a notícia quando ela acontece, não horas ou dias depois. Um repórter com uma câmera pode mandar fotos da rua para a redação, ou mesmo direto para a web. Isso pode ser um investimento tremendo. Compre primeiro uns dois para as editorias de polícia, cidade e geral, depois compra mais conforme necessário.

[Este post é parte do Carnival of Journalism de janeiro]

Blog Widget by LinkWithin