mnmlist: ESTADÃO v. BLOGS: OS BLOGS CONTRAM ATACAM

Depois da campanha do Estadão (clique aqui para ver a campanha), que ataca os blogs para dizer que conteúdo confiável você só encontra no jornal O Estado de S. Paulo, vários blogs já comentaram o efeito cascata negativo provocado. Se vale a pena ter um marketing viral negativo, na base do falem mal, mas falem de mim, o jornal é que vai avaliar.

Blogs vs EstadãoO Estadão parece ainda não ter entendido a blogosfera. Todos os blogs que o site do jornal hospeda não fazem referências externas, seus links apontam apenas para os blogs do próprio jornal. Como bem apontou Marcos Palácios em uma palestra recente, esse tipo de blog tem uma relação de parasitismo com os blogs, porque usa a forma, mas não conversa com a rede. É endógeno, não faz parte da blogosfera. Ao contrário dos blog “normais”, que praticam uma simbiose com a rede.

Estadão, por onde você tem clicado hein?Ao atacar blogs em geral, o Estadão também não dá importância as links de blogs que remetem a conteúdos de sites jornalísticos tradicionais – o que não é pouco.

Faço aqui a minha parte e lanço também uma campanha contra o Estadão. Basta colar a imagem no canto. A execução da idéia é da Yasodara Córdova.

[ATUALIZAÇÃO]: Um blog até começou uma campanha chamada A Arte Contra o Estadão. Vale conferir.  O blogueiro Álvaro Larangeira me enviou uma sugestão de campanha

RESPOSTA: A agência Talent divulgou um comunicado explicando a campanha.

Abaixo, alguns links para quem comentou o caso. Veja o barulho todo aqui, no Technorati (com quase 300 manifestações até agora)

Estadão faz campanha contra os blogs | Brainstorm #9

Eu Podia Tá Matando – eu podia tá matando, eu podia tá roubando mas estou aqui blogando

Campanha do Estadão em prol da credibilidade causa polêmica entre blogueiros

Estadão contra os blogs? – Pensar Enlouquece, Pense Nisso.

Estadão com medão dos blog-inhos – Techbits

Mundo Tecno – Novidades de Tecnologia – Campanha: Não compre jornal, preserve a natureza

Blog do Hummel: O preconceito contra Blogs: 3 dicas para mudar esse cenário

PS: Fora a primeira imagem, as outras foram tiradas dos blogs acima. Inclusive essa, abaixo:

Blog Widget by LinkWithin